sábado

CHEIRINHO DA AMAZÔNIA NA FRANÇA

UTILIZAÇÃO  DO  PAU-ROSA




Aniba Rosaeodora (família, Lauraceae)


Extração: Cultivado no Brasil e Peru o óleo é extraído da madeira da árvore perene tropical.


Método de Extração: Destilação a vapor.


Tradição : O pau rosa tradicionalmente cobiçado pela sua madeira aromática, especialmente para o mobiliário inglês do século XIX. Utilizado pelos índios da Amazônia para tratar ferimentos e problemas de pele. Hoje a madeira é usada em pauzinhos chineses; o óleo em sabonetes, produtos e higiene como aromático para alimentos e bebidas. Os chineses faziam camas e móveis de pau rosa, com poder relaxante e de cura.


Aroma Típico: Amadeirado Floral

Nota do Aroma: Alta


Propriedades: O óleo tem cheiro doce, floral, a madeira. Anti-séptico, regenerador celular, antidepressivo, afrodisíaco, tônico para o corpo, sedativo e estimulante, excelente sistema imunológico, clareado mental. Analgésico, inseticida, desodorante,


Principais Constituintes: Álcool Terpênico Linalol.


Ações: Em aromaterapia é muito útil para problemas da pele, desde acne a rugas e cicatrizes, pele seca ou madura, pele sensível, inflamada, ansiedade, stress, dores de cabeça de náuseas, adaptação de fuso horário, candidíase.


Em pessoas que tiveram no passado experiências traumáticas em relação a sexo, promove aceitação pessoal e abre para novas experiências. Estabiliza o sistema nervoso central, ajuda o sistema imunológico, É um óleo profundamente relaxante íntimo, restaura a libido e pode ter algum efeito contra impotência e frigidez.


Combinações: Cedro, Coriandro, Olibano, Rosa, Sandalo, Vetiver Ylang Ylang, Patchouli, Limão Tahiti, Gerânio.

Precauções: O óleo essencial de pau rosa é perfeitamente seguro para o uso em casa, desde que diluído antes da aplicação.


CHANEL 5  E  O  PAU-ROSA


O pau-rosa (Aniba rosaeodora Ducke), árvore típica da Amazônia, de cuja casca se extrai um óleo rico em linalol, fixador de perfumes, usado pelos fabricantes do Chanel nº 5.


São três espécies de pau-rosa encontradas em outras regiões do Brasil, no México e na Mata Atlântica, mas a espécie amazônica é a que apresenta a maior concentração de óleo, por isso é explorada incessantemente há décadas, estando ameaçada de extinção.


Seu maior problema é que a a árvore do pau-rosa precisa ser abatida para a extração do óleo da casca. A corrida é grande em busca desta árvore, visto que seu corte predatório a está levando ao desaparecimento .




Acredita-se que cerca de 500 mil árvores dessa espécie já foram abatidas desde o início da exploração do pau-rosa, o que levou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a incluí-lo na lista das espécies em perigo de extinção em abril de 1992 e este órgão só permite a extração do pau-rosa se houver a reposição da espécie.


Pesquisa realizada pelos alunos: 

Karoline Petrini

Jaqueline Corrêa

Bruna  Mendes
Lucas   Felipe
Mariana Amaral
Renata  Castro


As imagens vistas neste post foram coletadas na WEB e outras feitas pelos próprios alunos nas visitas ao Museu Goeldi e Ver-o-Peso.
E agradeço a gentileza dos alunos do grupo "Amigos da História" e da professora  Maria de Jesus Castro em colaborar com este blog, compartilhando conosco informações e estudos, postando, divulgando e comentando os posts. 
E não se esqueçam de votar na enquete ao lado sobre o cheirinho de Belém!

Abraços prof. Rozy e Maria de Jesus


9 comentários:

  1. A feira da cutura ta chegando e todo mundo trabalhando muito para apresenta um bom trabalho e que todo mundo gosta os alunos da professora Paula vam apresenta origami to dia eles aprendem novos origamis para apresenta na feira

    ResponderExcluir
  2. Bruna Mendes8/10/09

    Neste trabalho pude aprender sobre a árvore pau rosa. O linalol tem diversas utilidades e é encontrada no pau rosa que tem grande participação e importância na fabricação do perfume francês channel 5,0 mesmo é um dos melhores e mais caros do mundo devido o sua fragância especial. A árvore pau rosa é originária do Brasil mas foi patenteado por outro país, culpa do descaso que o governo tem em relação a preservação de espécies, este é mais um típico caso de biopirataria (apropriação de recursos naturais biológicos e do processo de produção envolvendo formas de vidas vegetais e animais). O desmatamento causado pelo interesse de fazendeiros na agropecuária em aéreas onde se encontra o pau rosa nativo é um dos fatores determinantes para desaparecimento da espécie na Amazônia (onde se encontra maior parte desta árvore), o que realmente é necessário para a conscientização é o conhecimento, a extinção dessa árvore ocasionaria um caos, por que afetaria a economia do mundo pois a fabricação do perfume iria parar, já que uma das principais substâncias que compõe o perfume é o linalol, o mesmo é encontrado no pau rosa. Será que é preciso a extinção da espécie para darmos o devido valor?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo13/10/09

    Oi meu nome é Jaqueline sou uma das alunas que participaram do trabalho. O trabalho foi feito de várias visitas. Fomos ao Ver-o-Peso, biblioteca do Centur, biblioteca da UFPa e no Museu Emilio Goeldi. No trabalho falamos sobre o Pau-rosa e sua importância, é uma pena que nossos governantes nâo protejam nossos recursos naturais como deveriam. UM ABRAÇO JAQUELINE.

    ResponderExcluir
  4. Professora de História do Núcleo parabéns pelo seu trabalho de pesquisa valorizando o que é NOSSO com os alunos superdotados/altas habilidades
    Sadra Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21/10/09

    Que trabalho maravilhoso vc fizeram continuem pesquisando.
    Carlos Batista

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21/10/09

    Queridos alunos,
    Estou muito feliz com a produção do trabalho , o esforço de vocês´foi de suma importância para o sucesso da pesquisa. Continuem neste caminho , pois, com certeza, seu futuro será brilhante!!!
    Prof Maria de Jesus

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21/10/09

    Parabéns pela iniciativa, precisamos estudar, pesquisar, para conhecer nosso estado e seus problemas.
    Paulo Roberto

    ResponderExcluir
  8. Lucas Felipe8/11/09

    Oi galera do naahs.Eu sou um dos integrantes da equipe do trabalho sobre a frança,e posso dizer que não foi fácil, mas apesar disso, ganhamos bastante conhecimento sobre a exploração do pau rosa e a extração do seu óleo para o perfume mais glamouroso do mundo, o Channel n° 5.
    E aprendemos sobre as utilidades do pau rosa, sabendo que está em perigo de extinção.
    E venha assistir na feira pan - amazônica do livro a nossa apresentação deste trabalho.
    Aos visitantes do Blog do naahs com Açaí e a equipe do Naahs.
    Um abraço, Lucas Felipe.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo26/11/09

    Há algum tempo atrás, li uma materia que tratava de um óleo extraído de alguma planta,salvo engano,uma erva aromática, o qual tinha as mesmas propriedades do óleo extraído do pau-rosa que, inclusive, estava sendo exportado para a produção do channel 5.
    Tenho interêsse em saber qual seria esta erva e, se possivel o processo de extração do oleo.

    ResponderExcluir