sábado

CHEIRINHO DA AMAZÔNIA NA FRANÇA II

Olá blogueiros e visitantes da Feira!
Aqui neste post vocês poderão conhecer um pouco do trabalho do grupo "Amigos da História" desenvolveram para a XIII FEIRA PAN AMAzÔNICA DO LIVRO e FEIRA DA CULTURA NO VILHENA ALVES no mês de novembro!





HISTÓRIA   DOS   PERFUMES


O uso de perfumes é bem mais antigo do que podemos imaginar. A palavra perfume deriva do latim "per fumum", que significa "pela fumaça". Foi através da fumaça que o homem primitivo entrou em contato com o cheiro que exalava das florestas em chamas.


Até antes da descoberta do fogo, o homem sentiu os cheiros que algumas árvores com troncos odoríficos, como o cedro e o pinheiro, soltavam no ar. 


Depois, quando o fogo foi dominado, o homem deliberadamente passou a queimar madeiras e folhas para sentir o aroma que lhe agradava, assim como durante as oferendas aos deuses.
Escavações arqueológicas nos mostraram que desde o Egito Antigo o homem fazia este uso. Como exemplo podemos citar os sacerdotes egípcios que homenageavam as divindades utilizando perfumes. Eles acreditavam que a vida na terra era apenas uma passagem, achavam que havia uma vida após a morte. 

Sendo assim preparavam os corpos dos mortos para uma vida futura. Estes corpos eram conservados através da mumificação , onde eram impregnados de perfumes e bálsamos.

Era  costume , ainda depositar ao lado do corpo objetos que poderiam ser úteis ao morto no  além-túmulo. Entre eles contavam-se caixas e vasos com ungüentos sagrados, cosméticos e perfumes. Além de usarem os perfumes nos rituais  funerários , os egípcios o usavam para lavar o corpo e os colocar nos  incensários , para perfumarem os ambientes.
 

Outros povos como os Persas não usavam o perfume no corpo , mas nos ambientes para afastar os maus espíritos e em oferendas para conquistar favores dos deuses.
 

Na Mesopotâmia dá-lo à esposa significava um ato de amor do marido. 
Além disso, servia para rituais de purificação, que pelos pobres era feito com óleo de gergelim, já os ricos podiam fazê-lo com finos óleos de murta e de cedro.
 

Na Idade Média , durante as Cruzadas  chegaram na Europa  os primeiros óleos perfumados e as primeiras águas de rosas, trazidos pelos árabes , mas quem os comercializava eram os Venezianos.Alguns autores afirmam que durante este período , devido a falta de higiene, usava-se muito o perfume para diminuir o mau cheiro dos ambientes.
 
No século XVII as luvas perfumadas ficaram populares na França e em 1656, a associação de fabricantes de luvas e perfumes estabeleceu-se. 


A partir daí o perfume não parou de crescer na França, para se ter uma idéia desta importância conta-se que o  tribunal de Luis XV até foi nomeado "O Tribunal Perfumado" devido aos cheiros que eram aplicados à pele como também na vestimenta e mobília.




 

No século XVIII foi inventada a "Água de Colônia" ou "Eau de Cologne". No século XIX Rousseau , afirmou que: "O olfato é o sentido da imaginação"Neste período o perfume ficou mais popular com o desenvolvimento da indústria química,  onde começam a aparecer os aromas sintéticos, que simulam os naturais .
No século XX , em  1921 - Couturier Gabrielle Channel lança a própria marca de perfumes, criada por Ernest Beaux. Ela o batiza de Channel 5Este perfume moderniza os métodos de fabrico e comercialização da época: aqui o frasco ganha cada vez mais importância, e a imagem associada ao perfume torna-se tanto ou mais importante que o seu conteúdo.

O Channel 5 tem em sua composição mais de 65 substâncias entre elas rosas, jasmins de Grasse, flores raras do oriente e sândalo, além da luxuosa essência do pau-rosa, árvore tropical ameaçada de extinção, encantou os europeus desde o século XVIII por sua fragrância.


Em 1955, numa entrevista,  Marilyn Monroe deu à marca a sua melhor publicidade quando numa entrevista disse que  usava para dormir somente três gotas de Channel nº 5. Com esta declaração as vendas do perfume dobraram, permitindo a Coco embolsar 162 mil dólares naquele ano.
Atualmente, no  rol de essências de luxo, o Channel 5 é o perfume o mais vendido no mundo. 

13 comentários:

  1. eu achei muito legal colocar sbre esse perfume marravilhoso adorei!!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/10/09

    leval o trabalho e bacana


    -


    jonas esteves




    binoto

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/10/09

    eu gostei muito do trabalho bem legal parabens
    roseli ferreira

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/10/09

    gostei do trabalho parabens
    marcia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/10/09

    Este trabalho está original. Literalmente perfumado. Parabéns.
    Ivan (Aceleração)

    ResponderExcluir
  6. Fizemos esse trabalho com a intuição de mostrar um pouco para vocês a "história" da árvore do pau-rosa (Aniba rosaeodora) que é uma árvore de origem amazônica (e que, no entanto é patenteada pela frança), ameaçada de extinção devido a sua retirada da floresta em escala desordenada, pois dessa árvore é extraído o linalol, produto esse que para obter-se uma tonelada é necessário a derrubada de 25 a 50 árvores, é um dos principais ingredientes usado na fabricação do famoso perfume Chanel N°5 (pois ajuda na fixação do perfume a pele), o qual a atriz Marilyn Monroe o fez ficar famoso com a declaração de que para dormir ela usava apenas 3 gotas do perfume (que em uma das lojas visitadas durante a nossa pesquisa tinha o seguinte preço de 399,00), tem esse preço justamente por usar o linalol, e outros componentes caros. Para a junção de todas as informações vistamos vários lugares, em um deles vimos que até mesmo a essência Chanel N°5 custa um pouco mas caro sendo 3,00 e o pau-rosa custando apenas 2,00.
    Com toda essa riqueza nativa de nossa região ainda admitimos que nossos produtos sejam melhor aproveitado por estrangeiros.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo13/10/09

    Maravilhoso o trabalho.Continuem enriquecendo nossa cultura.
    maria do Socorro

    ResponderExcluir
  8. BEM EU ACHEI MUITO INTERESSANTE POIS ELE NÓS MOSTRA O VALOR DO PERFUME POIS MUITAS PESSOAS NÃO DÃO VALOR AO PERFUME ACHAM QUE O PERFUME É APENAS PRA UMA COISA QUE SÓ CHEIRA BEM MAS TAMBEM É UM COISA DE É BEM AGRADAVEL.ADELAIDE RIBEIRO

    ResponderExcluir
  9. Anônimo9/11/09

    Excelente, adorei o trabalho de vocês , a começar pelo cheiro...

    Raquel matos

    ResponderExcluir
  10. Anônimo20/11/09

    eu achei esse trabalho muito interessante porque fala da nossa amazonia.
    Mariselma

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22/2/13

    Hi! I just wanted to asκ if you ever have any problеms with hackers?
    My last blog (wordpress) wаs hаcked аnd I еnded up lοsіng
    many mοnths of hаrd worκ due to no data baсkup.

    Do you have any solutions to protеct againѕt
    haсκеrs?

    Also visit my wеb-sіte ... www.evolutiiondesk.in

    ResponderExcluir
  12. Anônimo28/2/13

    Hi are using Wordpress for your site platform? I'm new to the blog world but I'm trying to get started and set up
    my own. Do you require any coding expertise to make your own blog?
    Any help would be greatly appreciated!

    Here is my website coupons for huggies diapers 2012

    ResponderExcluir
  13. Anônimo4/3/13

    Good day! I know this is kind of off topic but I was wondering which blog platform are you using for this
    site? I'm getting tired of Wordpress because I've had problems with
    hackers and I'm looking at alternatives for another platform. I would be great if you could point me in the direction of a good platform.

    my web site - http://www.verawangshoes.org

    ResponderExcluir