terça-feira

PESQUISA INTERESSANTE!!!




AMIGOS DA HISTÓRIA
Oficina sob a coordenação da Prof.Esp.Maria de Jesus Castro


MARIANA DO AMARAL , tem 12 anos , é aluna da 5ªsérie da E.E.Vilhena Alves, pratica natação e freqüenta a oficina de História do NAAHS sua amiga



KAROLINE PETRINE, também estuda na 5ª série, da mesma escola, sendo que esta última tem um especial interesse pela questão da musicalidade, tendo inclusive escrito no Jornal da História , elaborado pelos próprios , sobre o tema. A aluna possui , ainda, uma enorme habilidade na área de informática , área em que tem se destacado.Ambas são alunas aplicadas, pontuais e assiduas .






Dentre as pesquisas feitas pelas alunas, é importante destacar a que fala sobre AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO E AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO.
Várias curiosidades foram pesquisadas pelas duas alunas, que finalizaram seu trabalhos fazendo uma apresentação no Power Point.

Parabéns meninas pelo interesse e assiduidade com que vêm freqüentando nossas aulas, tendo assim um aproveitamento nota mil!!!


CONHEÇA UM POUCO DO TRABALHO DESENVOLVIDO PELAS ALUNAS

AS SETE MARAVLHAS DO MUNDO ANTIGO
As Sete Maravilhas do Mundo Antigo foram majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica a saber: os Jardins suspensos da Babilônia, as Pirâmides de Gizé (ilustração), a Estátua de Zeus, o Templo de Ártemis, o Mausoléu de Halicarnasso, o Farol de Alexandria, e o Colosso de Rodes Segundo a pesquisa feita das sete maravilhas, a única que resiste até hoje quase intactas são as Pirâmides de Gizé, construídas há cinco mil anos, resistindo às investidas do tempo e do homem.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS MARAVILHAS ANTIGAS

JARDINS SUSPENSOS DA BABILÔNIA (Iraque)
Foram construídos por ordem do poderoso Nabucodonosor II, em 600 a.C., em homenagem a uma de suas mulheres, Semíramis, que sentia saudade das montanhas de sua terra. Conta-se que ele enlouqueceu ao contemplar essa obra. Tudo foi destruído em data desconhecida.

PIRÂMIDES DO EGITO
Das sete maravilhas do mundo antigo, as pirâmides são as únicas sobreviventes. A maior delas foi construída por Quéops, o mais rico dos faraós. Empregou 100 mil operários durante 20 anos. As outras grandes pirâmides são as de Quéfren e a de Miquerinos. Miquerinos era filho de Quéops e construiu a mais cara de todas elas.

AS SETE MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO

As Novas 7 Maravilhas do Mundo foram anunciadas no dia 07 de julho de 2007,durante a cerimônia da declaração oficial em Lisboa:
1. Brasil — Cristo Redentor - Rio de Janeiro
2. China — Grande Muralha da China
3. Índia — Taj Mahal
4. Itália — Coliseu
5. Jordânia — Petra
6. México — Pirâmides de Chichén Itzá
7. Peru — Machu Picchu


ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE AS MARAVILHAS DA ATUALIDADE:

O CRISTO REDENTOR
O trabalho de colagem das pastilhas de pedra-sabão usadas no Cristo foi feita por por voluntários no Rio. As reuniões eram em igrejas para o mutirão. Senhoras católicas organizavam chás em casa para atrair gente para o trabalho.




AS GRANDES MURALHAS DA CHINA





Os trabalhos na muralha ocuparam a mão-de-obra de cerca de um milhão de homens (duzentos e cinquenta mil teriam desaparecido durante a sua construção), entre soldados, camponeses e cativos.


O COLISEU
O design conceitual do Coliseu se mantém até hoje, pois o que vemos é que após cerca de 2000 anos, praticamente todos os modernos estádios desportivos continuam a ter o cunho inconfundível do design original do Coliseu.

O TAJ MAHAL :A MAIOR PROVA DE AMOR DO MUNDO


A obra foi feita entre 1630 e 1652 com a força de cerca de 22 mil homens, trazidos de várias cidades do Oriente, para trabalhar no monumento que o imperador Shah Jahan mandou construir em memória de sua esposa, a quem ele chamava de "A Jóia do Palácio".
Assim, o Taj Mahal é também conhecido como a maior prova de amor do mundo, contendo inscrições retiradas do Corão. É incrustado com pedras semi-preciosas, tais como o lápis-lazúli entre outras. A sua cúpula é costurada com fios de ouro.

COMO ELAS FORAM ESCOLHIDAS
As Novas Sete Maravilhas do Mundo foram escolhidas através de concurso informal e popular organizado pela New Open World Foundation, que contou com mais de cem milhões de votos através de telefone celulares e da internet, enviados de todas as partes do mundo .

PESQUISE E DÊ SUA OPINIÃO SOBRE ESTE TEMA AQUI NESTE BLOG!

6 comentários:

  1. Anônimo5/8/08

    Muito interessante, essa ideia, mais uma vez esta comprovado que nossas alunos tem um grande potencial a ser descoberto basta que eles tenham oportunidade par isso.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo5/8/08

    Muito bem meninas que vocês estão utilizando positivamente a internet! E como consequencia aproveitando bem os seus estudos!
    Tenho uma sugestão:
    Por que vocês não fazem uma pesquisa para nos mostrar quais as sete maravilhas do Pará ou de Belém?

    ResponderExcluir
  3. Anônimo5/8/08

    Meninas vcs são gatinhas!
    E ainda + com massa cinzenta ativa!
    Eu gosto mitologia grega e de artes marciais, porisso assisto filmes de lutas chinesas antigas.
    Quero ver o jornal de vcs !!!!
    :-D

    ResponderExcluir
  4. Oi, Karoline e Mariana!

    As duas estão de parabéns! Continuem assim pesquisando e se aprofundando em coisas que considerem curiosas.
    Um dos requisitos primordiais para um pesquisador científico acredito que seja : ter muita curiosidade, gostar de escrever e principalmente não se contentar com informações superficiais.
    Buscar a informação através da investigação presencial ou virtual é um dos caminhos para se aumentar o conhecimento!

    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20/8/08

    Ta aí uma coisa interessante para se
    púlicar na escola.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo31/10/08

    È verdade Rafael também acho interessante divulgar as pesquisas feitas pelos alunos, assim eles tem mais vontade de fazer, pois têm mais incentivos além da nota!
    Acho uma excelente idéia publicar os trabalhos bem feitos e de qualidade.

    ResponderExcluir