HISTÓRICO
O atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação no Estado do Pará vem sendo desenvolvido através da COEES/SEDUC, desde o ano de 1976, após aprovação pelo CENESP (Centro Nacional de Educação Especial). A partir de 1981, os resultados obtidos com essa experiência serviram de fundamentação para a implantação definitiva do programa que era oferecido através de salas de recursos, na EEEFM Vilhena Alves. Atualmente o atendimento estende-se à Região Metropolitana de Belém e aos demais municípios do Estado.
A criação do NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação é uma parceria entre o Ministério da Educação/ MEC e a Secretaria Executiva de Educação – SEDUC e objetiva proporcionar recursos tecnológicos para a implantação do espaço multimídia propiciando um processo educacional diversificado aos alunos com Altas Habilidades/ Superdotação.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar atendimento educacional especializado ao aluno que possui características de Altas Habilidades/ Superdotação favorecendo a aprendizagem e a estimulação das potencialidades através do desenvolvimento social e intelectual.
CONCEITO
São consideradas pessoas com Altas Habilidades/ Superdotação aquelas que evidenciam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados:
• Capacidade intelectual geral
• Aptidão acadêmica específica
• Pensamento criativo ou produtivo
• Talento especial para artes
• Capacidade de liderança
• Capacidade psicomotora
Considerando a heterogeneidade de características desses alunos exige uma metodologia diversificada, com estruturas adequadas, dotadas de recursos humanos, físicos e materiais, capazes de promover o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, que lhes permitam uma aprendizagem significativa, dentro de um programa dinâmico, que reúna o enriquecimento e o aprofundamento curricular, fundamentado no aspecto sócio-histórico.
O atendimento educacional especializado é realizado nas salas de recursos, localizadas em escolas da Rede Pública de Ensino, em dois turnos, onde os alunos são agrupados por faixa etária considerando sua área de interesse e em horário oposto àquele que freqüenta na escola regular.
As atividades oferecidas são:
Ciências Biológicas
História
Matemática
Literatura Inglês
Estas atividades são complementadas com o atendimento em informática educacional, onde os alunos são estimulados a desenvolverem seus talentos e potencialidades específicas oportunizando-os a investigação científica, e a descoberta de novos caminhos.
Alunos da Educação Básica identificados com características de altas habilidades/superdotação, provenientes da comunidade e das Redes Pública e Particular de Ensino.
EQUIPE TÉCNICA
- Cacilda Silva de Sousa - Psicóloga
- Oneide de Jesus Sousa- Psicóloga
- Sandra Nascimento – Pedagoga
-PROFESSORES
- Luís A. Serique - Ciências
- Maria de Jesus Castro – História
- Márcia Xavier - Literatura
- Patrícia Vaz – Matemática
- Paula Frassinette - Matemática
- Rozy Markondes - Arte Educadora
LOCAl DE ATENDIMENTO:
E.E.E.F.M VILHENA ALVES
Salas de Recursos
Av. Magalhães Barata c/ Rua 3 de maio - São Brás
Fone: 91440728 / 88411304 / 91114802 / 31820022 / 3229-5581
CONTATOS:
E-mail do grupo: naahspara@seduc.pa.gov.br
E-mail do grupo de Arte: naahscomarte@yahoo.com.br
Aproveitando o espaço, quero registrar que o atendimento na área de Ciencias Exatas e Naturais, visa principalmente desenvolver, estimular e despertar o interesse e o aprendizado da Matemática. Inicialmente é feito uma sondagem das habilidades de raciocínio lógico, cálculo mental e capacidade de concentração. Para dinamizar as oficinas, aplicamos um metodologia diversificada com atividades que envolvem jogos educativos, técnicas de Origami, teatro e atendimento em informática. Além das oficinas, realizamos atividades externas com visitas programadas com os demais grupos de atendimento da equipe de Altas Habilidades.
ResponderExcluirCaros colegas do NAAHS
ResponderExcluirVocês estão de parabéns pela iniciativa e pelo excelente trabalho desenvolvido por esta equipe.
Sou professora da sala de apoio pedagógico ( inclusão) da escola Santo Agostinho e aprecio muito este tipo de atividade.
Muito sucesso a todos vocês!
Cláudia Elisa
Gostaria de parabenizar o trabalho de vocês e como eu digo é sempre bom ter essas "ilhas" dentro do nosso cotidiano educacional atualmente tão abalado por uma série de fatores. Espero que essa "ilha" se ligue ao continente e procure demonstrar que basta um pouco de força de vontade para que as coisas funcionem.
ResponderExcluirAdorei a idéia do blog e devo copiá-la pra fazer um de nossa escola e espero contar com sua ajuda ta Rosi?.
Parabéns mais uma vez pelo excelente trabalho de vocês
Karla Pachiano
Parabéns! principalmente,pela iniciativa pioneira,pois até o presente momento somente duas escolas da SEDUC estão divulgando suas ações educativas em blogs e o excelente trabalho que a equipe de altas habilidades da escola " Vilhena Alves" desenvolve, apesar das dificuldades, comprova que basta boa vontade e seriedade profissional, para que os alunos sejam os principais beneficiados dessa grande arte que é "ensinar para a vida". Um grupo de professores assim, dedicados e compromissados com a educação em nosso Estado deve servir de exemplo para todos .Um Grande Abraço!
ResponderExcluirWalter Júnior
Essa atividade é muito boa e muitas escolas públicas deveriam estar realizando com seus alunos!
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa pioneira.
Continue assim professora Rose, divulgando, incentivando novas formas de aprendizagens e principalmente educando com qualidade e competência.
E se me permite vou incentivar os docentes e os do laboratório de informática da escola onde trabalho, para também para juntos desenvolver atividade como esta!
Antônio de Azevedo Ruis Psicopedagogo e Especialista em Educação
q bom q encontei vcs.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
ResponderExcluirParabéns professora Roseleide será que os outros profes podem imitar vocês?
ResponderExcluirVisitei todos os posts e amei cada um deles. é importante usar esse recurso educacionalmente pois assim muitos colegas como eu adoramos surfar na web, mas eu quase não tenho tempo e nem dinheiro para ficar nos cybers e lan houses.
Legal isso de divulgar os trabalhos desenvolvidos pelos alunos nas escolas...hoje estou no ensino médio me preparando para entrar para a universidade e quase não tenho mais tempo para navegar ...agora que as escolas tem salas de informática....se os meus profes das séries anteriores tivessem umas atividades como essa com certeza eu teria mais habilidade com o computadores e mais motivada em aprender.
Meus parabéns Fafi!!!!!!
O que aconteceu? estamos esperando novos posts....
ResponderExcluirOlá vcs estão de parabéns pelo avanços na área das altas habilidades, gostaria de poder contar com ajuda para implantarmos a oficina de história no recem naah/s no estado de Rondonia.
ResponderExcluirVou deixar o meu email e o telefone da subgrencia de e ducação especial: Leonildo de Araujo.
email: leonildoro@yahoo.com.br
fone: 069 3216 5314
Muito Grat!
estou adorando as novas postagens mas gostaria de ver as atividades das outras oficinas!
ResponderExcluirOlá, como faço para entrar em contato? Estou fazendo uma pesquisa e gostaria de visitar o espaço e fazer uma entrevista
ResponderExcluir