
HISTÓRICO
O atendimento ao aluno com Altas Habilidades/Superdotação no Estado do Pará vem sendo desenvolvido através da COEES/SEDUC, desde o ano de 1976, após aprovação pelo CENESP (Centro Nacional de Educação Especial). A partir de 1981, os resultados obtidos com essa experiência serviram de fundamentação para a implantação definitiva do programa que era oferecido através de salas de recursos, na EEEFM Vilhena Alves. Atualmente o atendimento estende-se à Região Metropolitana de Belém e aos demais municípios do Estado.
A criação do NAAH/S - Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/ Superdotação é uma parceria entre o Ministério da Educação/ MEC e a Secretaria Executiva de Educação – SEDUC e objetiva proporcionar recursos tecnológicos para a implantação do espaço multimídia propiciando um processo educacional diversificado aos alunos com Altas Habilidades/ Superdotação.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar atendimento educacional especializado ao aluno que possui características de Altas Habilidades/ Superdotação favorecendo a aprendizagem e a estimulação das potencialidades através do desenvolvimento social e intelectual.
CONCEITOSão consideradas pessoas com Altas Habilidades/ Superdotação aquelas que evidenciam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer dos seguintes aspectos isolados ou combinados:• Capacidade intelectual geral
• Aptidão acadêmica específica• Pensamento criativo ou produtivo• Talento especial para artes• Capacidade de liderança• Capacidade psicomotoraMETODOLOGIA DO ATENDIMENTO
Considerando a heterogeneidade de características desses alunos exige uma metodologia diversificada, com estruturas adequadas, dotadas de recursos humanos, físicos e materiais, capazes de promover o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas, que lhes permitam uma aprendizagem significativa, dentro de um programa dinâmico, que reúna o enriquecimento e o aprofundamento curricular, fundamentado no aspecto sócio-histórico.
O atendimento educacional especializado é realizado nas salas de recursos, localizadas em escolas da Rede Pública de Ensino, em dois turnos, onde os alunos são agrupados por faixa etária considerando sua área de interesse e em horário oposto àquele que freqüenta na escola regular.
As atividades oferecidas são:
Artes Plásticas
Ciências Biológicas
História
Matemática
Literatura Inglês
Estas atividades são complementadas com o atendimento em informática educacional, onde os alunos são estimulados a desenvolverem seus talentos e potencialidades específicas oportunizando-os a investigação científica, e a descoberta de novos caminhos.
POPULAÇÃO ALVO
Alunos da Educação Básica identificados com características de altas habilidades/superdotação, provenientes da comunidade e das Redes Pública e Particular de Ensino.
EQUIPE TÉCNICA
- Cacilda Silva de Sousa - Psicóloga
- Oneide de Jesus Sousa- Psicóloga
- Sandra Nascimento – Pedagoga
-PROFESSORES
- Luís A. Serique - Ciências
- Maria de Jesus Castro – História
- Márcia Xavier - Literatura
- Patrícia Vaz – Matemática
- Paula Frassinette - Matemática
- Rozy Markondes - Arte Educadora

LOCAl DE ATENDIMENTO:
E.E.E.F.M VILHENA ALVES
Salas de Recursos
Av. Magalhães Barata c/ Rua 3 de maio - São Brás
Fone: 91440728 / 88411304 / 91114802 / 31820022 / 3229-5581
CONTATOS:
E-mail do grupo: naahspara@seduc.pa.gov.br
E-mail do grupo de Arte: naahscomarte@yahoo.com.br